UM POUQUINHO DA NOSSA HISTÓRIA
Em 2017, nosso filho caçula Matheus, de apenas 14 anos, desistiu da própria vida. Procurando o sentido inacreditável de tal dor avassaladora ter nos atingido, conseguimos chegar apenas ao “para quê”, já que não havia um real “por quê” de tal tragédia ter assolado uma família — pais e três filhos — absolutamente feliz, unida, amiga, carinhosa e estruturada em todos os sentidos.
Alguns meses depois, eu, Tania, tive a intuição de abrir a ONG Espaço SER – Casa Matheus Campos, onde acolhemos e oferecemos práticas integrativas e complementares ao tratamento terapêutico e/ou psiquiátrico a adolescentes, voltadas, naquela época, para pessoas a partir de 14 anos. Eu tinha absoluta certeza de que o enorme sofrimento que não conseguimos perceber em nosso filho, poderia estar acometendo muitos outros jovens da sua idade ou acima dela. Meu marido e grande companheiro, Fernando, aceitou prontamente a minha ideia e partimos para a AÇÃO, pois acreditamos que é também disso que o mundo necessita para se transformar e evoluir: menos palavras e mais AÇÃO!
Nem a psiquiatra que cuidou do nosso filho percebeu algo de muito anormal, e nos garantiu que era somente uma ansiedade passageira, não aceitando lhe receitar qualquer medicamento. Mesmo a psicóloga, outra profissional experiente não conseguiu detectar algum risco de vida no Matheus. Mas, talvez, esse era mesmo o nosso caminho a ser cumprido, para que fossemos os primeiros a abrir um lugar muito especial como o Espaço SER, onde temos ajudado a salvar tantas pessoas do suicídio através do trabalho fantástico realizado pelos nossos queridos voluntários, os corações da ONG.
CRIANÇAS EM SOFRIMENTO
Na época em que abrimos o Espaço SER, não tínhamos a mínima ideia de que esse sofrimento poderia estar também atingindo crianças. Alguns anos depois da fundação da ONG, diminuímos a idade de admissão dos participantes para 7 anos, pois, inacreditavelmente, começamos a receber crianças nessa faixa etária. Crianças que deveriam estar brincando inocentemente, convivendo felizes com seus amiguinhos, já estavam em sofrimento emocional, se machucando e até apresentando ideação suicida. Na ONG, estamos tratando de vários participantes nessa tenra idade e conseguindo tirá-los dessa dor emocional, reconectando-os novamente com a vida. O principal objetivo do trabalho que realizamos é exatamente esse: reconectar as pessoas à sua existência. Mostramos que elas vieram ao mundo com um propósito e devem continuar aqui por uma simples e única razão: para transformá-lo em um lugar melhor, de acordo com a possibilidade e o momento de cada um. E para que esse propósito seja concretizado, mostramos ao participante a importância em fazer o bem ao próximo, e o voluntariado pode ser um dos caminhos. É assim que pensam e agem os voluntários de ONGs do mundo todo. Se o Planeta pudesse contar com 100% das pessoas realizando trabalhos voluntários, viveríamos em um lugar muito diferente do atual, não é mesmo?
QUEM TRATAMOS
Diversas pessoas, a partir de 7 anos, com ideologias, religiões, raças, estruturas financeiras e familiares diferentes já foram tratadas pela nossa ONG, e transformadas. Conseguiram retomar seu caminho, levando com elas novas reflexões e sementes de mudanças para suas vidas.
NOSSA ONG ALÉM DAS FRONTEIRAS
Apesar de a pandemia de COVID 19 ter sido muito ruim em vários aspectos, ela também abriu algumas oportunidades. Nossa ONG conseguiu levar acolhimento e ajuda de forma on-line, através de suas práticas, para pessoas do Brasil inteiro e também para outros países. Conseguimos atender participantes da Alemanha, Austrália, Paraguai e Estados Unidos, que falam a língua portuguesa.
ABRA A SUA ONG NO BRASIL OU NO EXTERIOR
Um grande sonho que temos é que haja outras unidades como a nossa, em outros estados, cidades ou países, executando um trabalho tão nobre como o que realizamos, para ajudar um número cada vez maior de pessoas em sofrimento no mundo inteiro.
Muitas pessoas nos procuram para saber se existe uma ONG como a Espaço SER em suas cidades. No momento, estamos dando as orientações e formação para a segunda unidade irmã: Associação FloreSER Calvin (São Lourenço – Minas Gerais), fundada por Mônica Fernandes, enlutada pelo seu único filho, Calvin, de 21 anos, que também partiu pelas próprias mãos em 2019. Esperamos avidamente o contato de novos fundadores.
COMO PODEMOS AJUDAR
Nossa ONG dará toda a orientação para os novos fundadores, que deverão ser enlutados pelo suicídio de entes queridos, e o passo a passo para sua abertura. Daremos também a formação para os seus voluntários, que poderão participar de nossas atividades on-line ou presenciais, no bairro Pompéia, na cidade de São Paulo (SP- Brasil), em horários e dias a combinar.
QUEM PODERÁ ABRIR UMA UNIDADE
Acreditamos que as PESSOAS ENLUTADAS NO MUNDO TODO PELO SUICÍDIO DE UM ENTE QUERIDO, que passaram por essa dor imensurável, atingidas por igual situação surreal, serão capazes de ter forças necessárias para ressignificarem suas vidas, abrindo uma ONG como a que fundamos. Elas terão o nosso mesmo objetivo de ajudar outras famílias a não passarem pela experiência tão difícil pela qual nós (e elas) vivenciamos, e terão a oportunidade de encontrar resposta ao “para quê”, mencionado no início deste texto, através da fundação e dos trabalhos da sua ONG.
IMPORTANTE:
Para abrir outra Unidade como a Espaço SER é preciso que o(a) novo(a) fundador(a) tenha disponibilidade, comprometimento, persistência e paciência, e que, assim como a nossa ONG, ela seja ECUMÊNICA, SEM FINS LUCRATIVOS E COM 100% DE VOLUNTÁRIOS. Foram esses determinantes que nos fizeram chegar aonde estamos atualmente, com 158 voluntários, todos voltados para o mesmo objetivo.
ESTAREMOS COM VOCÊ, QUERIDO(A) FUNDADOR(A), PARA AJUDÁ-LO(A) NO QUE PRECISAR E NO QUE ESTIVER AO NOSSO ALCANCE.
PROCURE-NOS PELO SITE EM CONTATO OU PELO TELEFONE: +55 (11) 9.7173-1792 COM FERNANDO